domingo, 11 de março de 2012

Diferença entre espartilho, corset, corselet e corpete

Frequentemente usadas para modelar a cintura e valorizar o busto e com grande apelo sensual, corpetes, espartilhos, corsets e corselets são peças importantes no vestuário feminino. Contudo, elas possuem formas e características muito próximas, pelas quais, acabam sendo confundidas por muitas mulheres que desejam se sentir belas e sedutoras. Para você conhecer melhor as diferenças entre esses quatro modelos e suas finalidades, explicamos abaixo as particularidades de cada um. Confira!


 

Corpete

Possivelmente a opção mais democrática entre os quatro modelos, o corpete não se trata de uma peça de lingerie, pelo contrário, ele é aquela versão que faz a adaptação do underwear para o outerwear. Ele é inspirado no corset, mas se trata de uma blusa com barbatanas (geralmente de plástico), fechadas com ilhóses ou zíper. 
Confeccionada tanto em tecidos planos, quanto com materiais elásticos, essa peça se diferencia do corset por não possuir uma modelagem tão estruturada. Seu decote amplo e shape ajustado ao corpo valorizam o busto feminino, fazendo dessa uma opção a ser considerada por mulheres com busto pequeno.


      

 

 

Corset

Lingerie, o corset – como mencionado acima – tem sua base bastante similar à do corpete. Contudo é a estrutura firme e rígida, resultante tanto da colagem de tecidos e entretelas quanto da inserção de barbatanas para a sustentação, que confere a principal diferenciação entre essas duas peças. Muito comum na indumentária do século XV, ele é caracterizado também pelo cruzamento de fios, fitas ou cadarços transpassados em ilhoses nas costas garantindo o ajuste correto e tão apertado que marcou o uso dessa veste durante anos, até que adaptações mais anatômicas surgissem no mercado. Pode ser sobreposto a blusas e tops, a fim de marcar bem a cintura.
Muitas mulheres ultilizam o acessório para reduzir medidas e esculpir sua cintura deixando o corpo mais curvilíneo. Algumas até o usam para dormir e a prática de seu uso constante é chamada de Tight Lacing, ou "laço apertado" em uma tradução literal.

                                               







 Corselet

De corte mais solto e de ares mais casuais, o corselet é, entre os quatro modelos aqui destacados, aquele que se mostra menos rígido. Ainda que acinturado, ele não foi desenvolvido com a finalidade de reduzir medidas como o corset, podendo ser encontrado em variações fetichistas elaboradas com barbatanas de plástico e confeccionadas em malhas.




Corselet Monde Privé, veja mais em "Mimos"


                         

 Espartilho

O espartilho, por fim, é a versão mais atual de todos os quatro, tendo sido inspirado nos shapes básicos e no visual sexy do corset e do corselet. Apesar de manter a mesma modelagem, ele apresenta menos camadas de tecidos e, portanto, é consequentemente menos rígido e estruturado.